quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tambores de Aleluia


Para o Maracatu Baque Alagoano, a Semana Santa é vivida de uma maneira especial. Em 2009, Júlio César – sócio fundador do grupo – idealizou o projeto Tambores de Aleluia, que além de resgatar uma tradição, oferece oportunidade de diversão e cultura às crianças da comunidade da favela do Jaraguá.

O público alvo são cerca de 40 crianças entre seis e doze anos, que além da apresentação do Baque Alagoano e de grupos convidados, também participam de diversas atividades lúdico-educativas, juntamente com os integrantes do Baque.

Levamos diversas brincadeiras como: corda, pula-pula, corrida de saco, além de pipoqueiro, algodão doce, lanches, doação de brinquedos, doação de livros, leitura de histórias, entre outras atividades. 
Foto: Jobison Barros - Gazetaweb (2010)
O evento Tambores de Aleluia também existe em outros estados do Brasil, em especial no Maranhão, onde essa tradição é centenária. De acordo com essa tradição, os tambores silenciam na Quinta-feira Santa e na Sexta-feira da Paixão, em respeito ao calendário cristão católico, já no Sábado de Aleluia, os grupos se encontram e realizam apresentações, voltando a tocar em seus tambores. 

Esse projeto tem o objetivo principal de afastar as crianças da marginalidade e de desenvolver com elas uma atividade sócio-cultural. Mesmo sendo uma ação pontual, o grupo tem a certeza do benefício futuro daqueles que participam desse evento. Todos estão convidados a participar dessa atividade, inclusive o grupo está recebendo doações, que pode ser de brinquedos, livros, entre outros e também pode ser doações em dinheiro.

PROGRAMAÇÃO:

Início do Evento – 14:00 Horas
Brincadeiras, distribuição de pipoca, algodão doce, picolé – das 14:00 às 15:30
Confecção do Judas – das 15:30 às 15:50
Apresentação dos Meninos da Vila – 16:00 horas
Apresentação do Maracatu Baque Alagoano – 16:30 horas
Lanche e distribuição de presentes – 17:00 horas
Malhação do Judas e Encerramento – 17:30 horas

SERVIÇO:

TAMBORES DE ALELUIA
ONDE: PRAÇA DOIS LEÕES – JARAGUÁ (EM FRENTE AO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM)
QUANDO: DIA 07/04
HORÁRIO: A PARTIR DAS 14:00 HORAS
CONTATOS: Marcelo Melo (82) 9114-2914; Rose Mendonça (82) 9334-6740; Carminha Medeiros  (82) 9938-0022E-MAIL: baquealagoano@gmail.com  

Um comentário: