quinta-feira, 19 de abril de 2018

Maracatu Baque Alagoano comemora 11 anos com apresentação no Pontal da Barra


Maracatu Baque Alagoano comemora 11 anos com apresentação no Pontal da Barra


No próximo sábado, dia 21 de abril, o Maracatu Baque Alagoano completa mais um ano de vida. O mais antigo maracatu de Alagoas em atividade fará 11 anos de muito batuque, suor, alegria e luta pela cultura regional. Para marcar a data, convida a todos e todas para compartilhar esse momento com muita música em uma apresentação aberta ao público, a partir das 16h30, na Praça São Sebastião, no belíssimo bairro do Pontal da Barra.

O grupo que trouxe de volta o maracatu de baque virado para Alagoas surgiu em março de 2007, após uma oficina do CENARTE, quase um século depois do triste episódio do “Quebra de 1912”, também conhecido como “Quebra de Xangô”, que silenciou os ritmos ligados à religião e cultura afro-brasileira no estado, dentre eles o maracatu.

O Baque Alagoano vem nesses 11 anos lutando para manter viva a tradição e o peso da batucada, mas ao mesmo tempo criando suas próprias loas e baques num ritmo que encanta os que ouvem e veem as suas apresentações. 

E é isso que se pode esperar do repertório preparado para esse sábado, uma mistura aquecida de baques, loas e músicas conhecidas do repertório nacional ao ritmo e a batida do maracatu. Além de muita alegria, marca destes 11 anos de história do Maracatu Baque Alagoano. Ainda haverão convidados especiais para essa festa, são eles: As Baianas e o Fandango do Pontal da Barra e o Coco de Roda Sereia das Alagoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário